4 coisas que você pode fazer para garantir uma boa memória no futuro

4 coisas que você pode fazer para garantir uma boa memória no futuro

Nós do Botão Off já compartilhamos por aqui diferentes truques e dicas para turbinar a memória. No entanto, de acordo com Madeline Roberts, do site How Stuff Works, conforme vamos envelhecendo, a nossa capacidade de processar e resgatar informações vai diminuindo. A boa notícia é que, segundo Madeline, existem algumas coisas que podemos fazer para ajudar a preservar a nossa memória no futuro. Confira:

1 – Alimente o seu cérebro, literalmente

(Pixabay/Kateryna)

Assim como acontece com outras estruturas do organismo, o cérebro também sofre com as consequências da passagem do tempo. Uma forma natural de ajudar a protegê-lo dos desgastes da idade e garantir que a memória permaneça preservada é seguir uma dieta saudável e equilibrada, rica em alimentos que sejam fonte de vitaminas B, antioxidantes e ácidos graxos, como o ômega 3. Você pode encontrar esses nutrientes em itens como nozes, peixes, verduras de folha escura, espinafre, frutas silvestres, cúrcuma e suco de laranja.

A importância dos sonhos para a saúde física e mental

Vivendo como um minimalista – uma filosofia de vida

2 – Tome sol, mas com moderação

(Pixabay/Jill Wellington)

Estudos conduzidos com pessoas diagnosticadas com demência revelaram que a quantidade de sol à qual elas são expostas diariamente pode melhorar suas memórias e habilidades cognitivas. O mesmo pode ser observado naqueles que se sentem mais deprimidos no inverno, especialmente para quem vive em regiões onde os dias são mais curtos e cinzentos durante esses meses. Assim, uma boa dica é tomar aquele solzinho da manhã para garantir uma memória mais afiada e saudável.

5 hábitos mentais que o impedem de pensar claramente

Você já ouviu falar Lifestyle? Sabe o que significa?

3 – Cuide do sono — e acorde cedo

(Pixabay/Free-Photos)

Alguns estudos revelaram, por exemplo, que pessoas que costumam dormir e acordar cedo têm melhor desempenho em testes de memória do que aqueles que dormem e acordam tarde. Mas não é só o horário que vamos e saímos da cama que tem impacto sobre nossa capacidade mental. A qualidade do sono também tem papel superimportante, portanto procure dormir sempre no mesmo horário e descansar entre 6 e 8 horas por noite.

Quem precisa de muito para viver é emocionalmente pobre

4 – Trate bem do coração

(Pixabay/Hamilton Viana Viana)

Quer ter um cérebro saudável e uma memória afiada? Então, cuide bem do seu coração! É bastante comum que pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares tenham a memória e as habilidades cognitivas prejudicadas — e quanto mais tempo o sujeito conviver com esses males, pior será o efeito sobre a capacidade mental. Para evitar dificuldades, é importante cuidar do peso, manter a pressão, os níveis de açúcar e de colesterol sob controle, bem como evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. E, falando em fumar, pesquisas apontaram que os fumantes têm pior memória que os não fumantes; então, já sabe!

Por que a qualidade de vida é melhor do que o nível de vida

Fonte: How Stuff Works/Madeline Roberts

Botão Off

Queremos inspirar nossos leitores com idéias sobre um futuro diferente e um presente mais real. Unindo a tecnologia com boas leituras. Com o foco em geração de conteúdo para reflexão e inspiração de uma vida mais off.